FaceBook
Twitter
Youtube
Linkedin
Lattes
Whats App9.6635-1646

Artigos

WIX, o barato sai caro, sites não são aparecem pelo Google

Vejo um monte de gente falando: Para que eu vou te contratar para fazer meu site? Vou fazer meu site de graça no WIX,

Mas o barato sai caro! 

O painel de controle do WIX é fácil e tem layouts bonitos e fáceis de implementar sem nenhum código e NHENHUMA necessidade de um programador.

Mas no final do ano passado o Google desindexou sites desenvolvidos no WIX, e com isso esses sites passaram a serem elefantes brancos.

Para que ter um site bonito se ele não aparece no Google e portanto não vendo meu produto?

Mas o que o Google vê em uma página WIX é apenas JAVASCRIPT e nada do conteúdo, pois o WIX é todo feito em AJAX e não acessa direto o conteúdo então quando exibimos o código fonte enxergamos a imagem abaixo apenas código JAVASCRIPT e nada do conteúdo da página “tageado” corretamente.

Desde 2014 o Google passou indexar sites através da Web Semântica, o que é web semântica, o uso de TAGS para aplicar no conteúdo da página, identificando através das TAGS a importância do conteúdo. Exemplo titulo uso H1, subtítulo H2 e por aí vai. Os menus tem que estar dentro de listas UL>LI

Mas no caso do WIX o conteúdo está dentro do JAVASCRIPT e não na página, a imagem abaixo mostra como aparece o código de um site feito no WIX e a segunda em um site feito da maneira correta. Isso acontecia com o quase extinto flash que tinha o apelo visual forte mas SEO "Search Engenee Optimization" zero.



Imagem com código fonte gerado pelo WIX

Imagem de site feito corretamente com código obedecendo as regras do SEO

Em SEO “Search Engenee Optimization”  a combinação que faz uma página ser bem indexada é a URL amigável com o titulo da página + TAG TITLE com o titulo da página  e o titulo no corpo do HTML usando os cabeçários H1, H2 e aí vai, e quando exibimos o código fonte em sites WIX como mostrei acima vemos apenas JAVASCRIPT e não o conteúdo tabulado em HTML com web semântica e por isso faz seu site sumir na nuvem e não ser encontrado.

Mais um problema do WIX é que os layouts realmente são lindos, mas não são responsivos, que se adequem a desktop,  Celular e Tablet, e desde abril de 2015 o Google está tirando dos primeiros resultados sites que não sejam responsivos, ou seja, mais um fator para o Google não exibir o site feito em WIX.

E aí o barato sai caro!

Pois para aparecer bem no Google deverá investir um valor alto em Adwords, o que poderia ser resolvido contratando um webdesigner especialista em SEO.

Portanto não é só fazer um site, se ele não aparecer no Google você não irá vender.

E se começar a gastar R$ 3.000,00 com adwords ao invés de ter gasto o mesmo valor uma única vez na construção de um site é porque você tem dinheiro sobrando, então porque não investir em SEO? Que te fará entrar na busca gratuita, a organica?

Ah, mas você vai dizer, o layout é lindo!

Mas não tem problema, diga ao programador que contratar para escrever o CSS e HTML com o layout que escolher no WIX, mas com codificação correta feita por um profissional da área de web.

Abraços e até mais

Prof. Daniela Pires
Programadora Web PHP / CSS3 / AJAX-QUERY / HTML5 / SEO
Professora de Programação Web e Banco de Dados
Pós Graduada em Consultoria em Tecnologia Web pela Impacta

Autor(es): Daniela Pires (10/11/2016)
FaceBook Twitter
http://www.bonyengenharia.com.br